Volta ao trabalho e mãe trabalhadora

image

No mundo de hoje, a cada dia mais as mulheres precisam trabalhar para proporcionar uma vida melhor para sua família. Mas como trabalhar e conseguir dar a seu filho o melhor alimento, o contato físico, o carinho, o estímulo e a proteção contra doenças?

1a - Direitos da mãe trabalhadora

Somente a mulher empregada com contrato de trabalho formal (carteira assinada) tem o direito aos benefícios da legislação.

- Pausas para amamentar:

Para amamentar, a mulher tem o direito de até os seis meses de idade do filho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um, durante jornada de trabalho, que não se confundirão com os intervalos normais para repouso e alimentação. Quando a saúde do filho exigir, o período de 6 meses poderá ser aumentado, a critério do médico.

- Licença Maternidade

A Constituição de1988 garante para todas as mulheres trabalhadoras sob o regime CLT o direito a 120 dias de licença. 

- Creche ou Berçário

Os estabelecimentos em que trabalham pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade deverão ter local apropriado onde seja permitido às empregadas deixar, sob vigilância e assistência, os seus filhos durante a amamentação.

Ficam as empresas e empregadores autorizados a adotar o sistema de reembolso-creche no local de trabalho.

A exigência também pode ser suprida por meio de creches distritais mantidas por convênios com a empresa, ou com outras entidades públicas e privadas, ou a cargo do SESI, SESC e entidades sindicais.

CLT artigo 396, seção V

CLT artigo 392, secção V

CLT artigo 389 secção IV/ Portaria3296, de 03/09/86 artigo 1

Fonte: Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta.

1b - Como manter a produção na volta ao trabalho?

A produção do leite se dá de acordo com a demanda da criança ou seja quanto mais o bebê suga, mais leite é produzido.No horário da mamada e na ausência do bebê, é essencial esvaziar as mamas extraindo seu leite na totalidade, para continuar a produção do mesmo.

Vale ressaltar a importância de dar o peito sempre que você estiver com o seu bebê.

Exemplo:

1º mamada: +- 6:00 hs da manhã – bebê no seio em casa)

2º mamada: +- 9:00 hs da manhã – utilizar o tira leite

3º mamada: +- 12:00hs após o almoço utilizar o tira leite

4º mamada: +- 15:00 hs – Utilizar o tira leite

5º mamada: + - 18:00 hs Bebê no seio(em casa)

A prolactina , hormônio responsável pela produção de leite , é liberado mais à noite. Então, amamentar durante a noite, ou no caso do bebê dormir a noite toda, usar a bomba tira leite, ajuda a manter uma boa produção de leite.

1c - Qual a quantidade de leite que devo armazenar?

Um bebê de 4 meses mama aproximadamente 200 ml de leite a cada mamada. Assim, a mãe deverá guardar 200 ml para ser dado a seu bebê a cada mamada.

Porém, caso o bebê mame toda a quantidade do leite armazenado, a mãe deverá aumentar 10 ml por mamada até que haja sobra de 5 ml, indicando assim a saciedade do bebê.